Pular para o conteúdo principal

Para uma melhor saúde Poesia de Rubem Alves e fotografia.

“Aquilo que a memória amou fica eterno. 
Um pôr do sol, uma carta que recebemos de um amigo, 
os campos de capim-gordura brilhando ao sol nascente, 
o cheiro do jasmim, um único olhar de uma pessoa amada, 
a sopa borbulhante sobre o fogão de lenha, 
as árvores de outono, o banho de cachoeira, 
mãos que se seguram, o abraço de um filho: 
houve muitos momentos de tanta beleza em minha vida que eu disse para mim mesmo: 
Valeu a pena eu haver vivido toda a minha vida só para poder ter vivido esse momento. 
Há momentos efêmeros que justificam toda uma vida”. 
(Rubem Alves) 


A beleza do envelhecimento. 

Esta foto faz parte do acervo do meu projeto fotográfico autoral, sem fins lucrativos, a beleza do envelhecimento. A retratada desta semana é a senhora Vicentina Hasler Marques com 81 anos. 




Natalia de F. G. Ferreira. Fisioterapeuta e  estudante de fotografia.
A fisioterapia foi escolhida com a razão, para com amor fazer diferença na vida das pessoas. 

A fotografia com o coração, para além de fazer a diferença, registrar os momentos significativos da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

introdução de práticas de yoga e meditação, à distância, para promover a saúde da Terceira Idade durante a pandemia.

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito.  No entanto, é importante a manutenção destas práticas já que a prática de  atividades físicas e práticas de auto cuidado permitem: • Atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação; • Atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19; • Atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. Com estas condições atuais de isolamento social é preciso usar a criatividade para cuidar da saúde e os idosos têm, através da tecnologia, uma chance de continuar com a atividade físic...

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.