Pular para o conteúdo principal

Você está atento ao desenvolvimento do seu bebê?

O desenvolvimento motor dos bebês seguem margens de normalidades esperadas a cada fase, podendo variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo para cada situação ocorrer. 

O desenvolvimento motor irá depender da boa saúde global do bebê que é obtido através do aleitamento materno, controle de infecções e doenças com a ajuda das vacinas, o cuidado da própria mãe e o estímulo saudável do meio ambiente. 

Marcos do desenvolvimento motor do bebê que devem ser observados . 
O primeiro marco do desenvolvimento motor que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé. Em torno dos 12 meses, a criança começa a andar livremente. 

Sinais de alerta para o atraso no desenvolvimento motor da criança. 
É importante que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento motor de seu filho e observem se eles estão demorando muito tempo para atingir as etapas motoras nas idades esperadas. Outros sinais que podemos observar é se a criança é muito “molinha” e não consegue se movimentar, nem segurar a cabeça; ou se tem os braços e pernas muito “rigidos”. 

Para qualquer tipo de estagnação, é preciso conversar imediatamente com o pediatra, pois são sinais a investigar. 

Dicas para estimular o seu bebê 

Com atitudes simples e práticas diárias, é possível estimular as crianças em casa de acordo com sua faixa etária. São brincadeiras e hábitos que podem auxiliar seu filho. 

Na hora do banho: o banho envolve a retirar a roupa, entrar na água, lavar, secar e vestir outra roupa. Em tais situações, é possível estimular o bebê com movimentos de pressão sobre braços e pernas, movimentos circulares sobre a barriga e de cima para baixo nas costas, que lhe permitem sentir as partes de seu corpo. Tente reservar os últimos minutos do banho para que o bebê se mexa livremente dentro da água. 

Experiências do dia-a-dia: diferentes formas, sons, cores e texturas - Qualquer coisa pode ser um estímulo conveniente para a criança: música, conversa ou o próprio movimento da casa. 
Porém, não é interessante fornecer muitos estímulos ao mesmo tempo. Por exemplo, muitos brinquedos, rádio e televisão ligados, outras crianças brincando. O excesso de estímulos pode confundir a criança, que não conseguirá concentrar-se em um deles e não perceberá alterações que ocorram no ambiente. 

Na hora da brincadeira: os brinquedos são muito importantes para o processo de aprendizagem das crianças. Os brinquedos estimulam visão, audição, tato e olfato. Devem ter cores, formas, tamanhos, sons e materiais diferentes. 
Os brinquedos não precisam ser caros, podem ser simples, como potes e argolas coloridas. 
De 0 a 2 anos a ideia é explorar a percepção visual dos bebês. Uma boa ideia é pendurar pequenos brinquedos leves em cima do berço. Você pode até comprar ou fazer um móbile, com papéis coloridos e recortados em formas diferentes. Sempre que estiver próxima ao berço, sopre ou balance as figuras do móbile com sua mão, para chamar a atenção do bebê. Estimule e ajude até a idade em que ele consiga alcançar o brinquedo. 
Brinquedos que produzem barulhos também são interessantes nesta fase estimulando assim a percepção auditiva do bebê. 
Conforme o bebê busca o barulho ou o movimento do móbile ou brinquedo ele se movimenta exercitando assim os músculos dos olhos, pescoço e cabeça, depois as mãos no intuito de querer pegar o brinquedo. 

Fique atento ao desenvolvimento do seu bebê!


Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira 
Fisioterapeuta. crefito 3/49373-F 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo para fren

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.