Pular para o conteúdo principal

25 de maio dia do massoterapeuta

Tocar é profundo, por mais superficial que seja o toque!

Neste dia 25 de maio comemora-se o dia do massoterapeuta, aquele que cura com as mãos.
Na fisioterapia, as mãos do terapeuta podem ser consideradas as ferramentas de trabalho mais importantes. O toque permite avaliar e tratar. E pensando em tratar a massagem permite relaxar o corpo e acalmar a mente.
Como recurso terapêutico, a massagem, vem sendo reconhecida como uma terapia muito eficaz para alívio de dores e prevenção de doenças. Permite tornar o indivíduo consciente da sua respiração, do seu corpo, das suas tensões.
De forma geral, os benefícios gerais da massagem são:
· Melhora a percepção e sensibilidade de seu corpo, ampliando a consciência corporal; 
· Melhora a confiança e sensação de acolhimento e bem-estar; 
· Diminui a ansiedade; 
· Promove o relaxamento; 
· Diminui a dor; 
· Acelera o processo de cura nos casos de dores e contusões; 
· Nutre os tecidos pelo aumento da circulação sanguínea; 
· Relaxa e dá elasticidade aos músculos tensos e doloridos; 
· Aumenta a circulação linfática, melhorando o Sistema Imunológico e liberando toxinas; 
· Melhora o Sistema digestivo, atuando na gastrite e prisão de ventre; 
· Melhora a qualidade do Sono.

Em Ribeirão Bonito, interior do Estado de São Paulo, os grupos terapêuticos se tornaram atividade fixa da fisioterapia e acontecem duas vezes por semana no centro de reabilitação, atendendo a população encaminhada pelos profissionais da estratégia de Saúde da família. São realizadas técnicas de massagens em grupo, massagem com auxílio de superfícies de contato, como bolinhas e bastões, e massagens individuais. Estas técnicas incentivam o autocuidado e permitem que as pessoas tenham uma melhora da dor, um relaxamento, uma melhor percepção corporal, enfim uma melhora da qualidade de vida.

Resumindo a massagem tem efeito calmante, relaxante, estimulante, desintoxicante, analgésico, energizante, diurético. E pode e deve ser usada na fisioterapia como recuso terapêutico, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos tratados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.

Agita Ribeirão Bonito na Semana do idoso da Uniara 2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e com o apoio da Prefeitura, promoveu uma semana de atividades voltadas para a pessoa idosa. Os eventos foram organizados pela professora do curso de enfermagem da Uniara a Dra Ana Maria Tucci Gamarro Baldavira Ferreira e contaram com vários convidados. Logo no dia 1° de outubro, dia do idoso, aconteceu a abertura da semana,que contou com um momento artístico e com vários convidados entre eles o professor José Luis Riani Costa que palestrou sobre a importância do preparo para aposentadoria.  No dia 05 de outubro aconteceu o encerramento da semana. Na programação várias palestras, apresentação musical e uma exposição fotográfica. A exposição fotográfica retrata a Beleza do envelhecimento e faz parte do trabalho fotográfico autoral da fisioterapeuta Natalia Ferreira, que recentemente passou a utilizar a fotografia como ferramenta de trabalho no SUS. Este é um trabalho pioneiro desenvolvido na P...