Pular para o conteúdo principal

O perigo das quedas na Terceira Idade

Porque o Idoso Cai? 


Os idosos estão cada vez mais ocupando espaços em nossa sociedade, a expectativa de vida vem aumentando consideravelmente no mundo todo e também no Brasil. Atualmente existem no Brasil aproximadamente 15 milhões de idosos e, segundo projeções estatísticas, em 2025 existirão 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, ocupando, assim, o país o sexto lugar com o maior número de idosos do mundo (IBGE, 2009). 
A probabilidade de uma queda aumenta com o avançar da idade. Aproximadamente 30% das pessoas de 60 anos ou mais, caem pelo menos uma vez por ano. As quedas em idosos correspondem a quase metade das hospitalizações devido a traumas. 
É preciso ficar atento! 
A medida que envelhecemos diversas mudanças em nossos corpos vão acontecendo. Já não enxergamos mais como antes, nossos reflexos para evitar a queda já não são tão rápidos e nem tão eficientes, a força de nossas pernas tende a diminuir e o equilíbrio também. Por isso, as chances de cair aumentam. 

Algumas causas de quedas:
· diminuição da força muscular 
· comprometimento da marcha e equilíbrio 
· uso de várias medicações ou psicotrópicos 
· deficiência visual 
· depressão 
· dor 
· tonturas/ alteração do equilíbrio 
· incontinência urinária 
· comprometimento cognitivo 
· artrite 
· diabetes 
· quedas de pressão 
As quedas em idosos têm como consequências, além de possíveis fraturas e do risco de morte, o medo de cair, a restrição de atividades, o declínio na saúde e o aumento do risco de institucionalização. É preciso prevenir!

Prevenção:
Algumas medidas simples podem ter um efeito preventivo muito satisfatório. 
Um exemplo é a atenção cuidadosa do domicílio dos idosos, e a realização de alterações como a colocação de barras de apoio, principalmente nos banheiros, uma boa iluminação, o uso de pisos e tapetes antiderrapantes, auxiliarão a vida dos idosos, minimizando os riscos de quedas. 
O ministério da saúde em sua cartilha ainda orienta outras medidas de prevenção como: 
· Exames oftalmológicos e físicos anualmente; 
· Dieta com ingestão adequada de Cálcio e vitamina D; 
· Banhos de sol diariamente; 
· Atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, força, equilíbrio, coordenação e ganho de força do quadríceps e mobilidade do tornozelo; 
· Manutenção de uma lista de todos os medicamentos utilizados. 
· Instalação de luzes e um telefone próximo ao idoso.


 Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
fisioterapeuta crefito 3/49373-F

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

introdução de práticas de yoga e meditação, à distância, para promover a saúde da Terceira Idade durante a pandemia.

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito.  No entanto, é importante a manutenção destas práticas já que a prática de  atividades físicas e práticas de auto cuidado permitem: • Atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação; • Atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19; • Atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. Com estas condições atuais de isolamento social é preciso usar a criatividade para cuidar da saúde e os idosos têm, através da tecnologia, uma chance de continuar com a atividade físic...

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.