Pular para o conteúdo principal

Fisioterapia aliviando a dor causada pelo estresse

Existe uma forte conexão entre o estresse e alguns desconfortos musculares.
O estresse causa a liberação de hormônios que também causam tensão muscular e aumentam a percepção da dor, como o cortisol e o adrenocorticotrópico (ACTH), que estimula a produção de adrenalina.
Os músculos podem ser tensionados ao ponto de levar a um doloroso quadro de espasmo muscular. Os músculos das costas e do pescoço são particularmente os mais sensíveis aos efeitos do estresse. Em algumas pessoas o músculo trapézio fica tão tenso, que o ombro fica elevado, quase se aproximando do lóbulo da orelha, “o ombro vira brinco”.
Musculaturas sensíveis a hormônios como o cortisol podem ser facilmente afetadas, gerando um ciclo vicioso: o estresse leva a tensão muscular que leva a dor e esta por sua vez leva a mais estresse e mais tensão muscular. 


Com o passar do tempo essa dor e tensão gera uma limitação, dificultando a realização das atividades de vida diária e alterando inclusive a qualidade do sono e, de maneira geral, a qualidade de vida.
É preciso agir na quebra deste ciclo vicioso. O tratamento deve ser multidisciplinar sendo a fisioterapia uma ferramenta importante. O fisioterapeuta utiliza todos seus recursos como a eletroterapia, massagens e exercícios direcionados para melhorar a circulação, relaxar a musculatura e ajudar a liberar a toxinas do corpo, levando ao alívio das condições provocadas pelo estresse.

Natalia Guerreiro Ferreira
fisioterapeuta crefito3/49373-F

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.

Agita Ribeirão Bonito na Semana do idoso da Uniara 2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e com o apoio da Prefeitura, promoveu uma semana de atividades voltadas para a pessoa idosa. Os eventos foram organizados pela professora do curso de enfermagem da Uniara a Dra Ana Maria Tucci Gamarro Baldavira Ferreira e contaram com vários convidados. Logo no dia 1° de outubro, dia do idoso, aconteceu a abertura da semana,que contou com um momento artístico e com vários convidados entre eles o professor José Luis Riani Costa que palestrou sobre a importância do preparo para aposentadoria.  No dia 05 de outubro aconteceu o encerramento da semana. Na programação várias palestras, apresentação musical e uma exposição fotográfica. A exposição fotográfica retrata a Beleza do envelhecimento e faz parte do trabalho fotográfico autoral da fisioterapeuta Natalia Ferreira, que recentemente passou a utilizar a fotografia como ferramenta de trabalho no SUS. Este é um trabalho pioneiro desenvolvido na P...