Pular para o conteúdo principal

Retorno das atividades presenciais do Agita Ribeirão Bonito

Com o avanço da imunização, e diminuição do número de casos de Covid-19, é possível observar um cenário mais otimista diante da pandemia. Assim a Diretoria Municipal de Saúde, retoma as atividades presenciais dos Grupos Terapêuticos, da fisioterapia, para Terceira Idade.




Voltar as práticas que integravam a rotina dos idosos antes da pandemia, faz toda a diferença e irá refletir tanto na saúde física como mental.

As atividades escolhidas para a retomada são a Yoga e a Meditação.

Mas yoga é para Terceira Idade? Sim. Yoga é para todos!

Existem diversas possibilidades na prática do yoga e não existe corpo ideal para praticar. Durante a prática do Yoga é possível descontruir padrões, e expandir as possibilidades, sempre com amorosidade e paciência.

O yoga nos ensina praticar a gentileza com nosso corpo e nossa mente.

Pensando na saúde da pessoa Idosa, durante a prática do yoga, são trabalhados aspectos físicos importantes para promoção da saúde do idoso como a lateralidade, o ritmo, o equilíbrio e a consciência corporal, além da melhora de aspectos psicológicos, já que o Yoga prestigia valores como simplicidade, ingenuidade, pureza, contentamento, verdade, retidão, amor, paz e não violência.

Mas Yoga no SUS? Sim. Yoga no Sus!

Em 2017, a Portaria n°849 inclui o Yoga entre as práticas da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017).

Serão ofertados dois horários presenciais, a partir de maio de 2022: terças e quintas às 09:20 e às 10:00. A retomada será de forma gradual, com a necessidade de continuidade dos protocolos como uso de máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento controlado.

O local escolhido para a condução do Grupo é a Guarda Mirim, que gentilmente cedeu o espaço para que a Terceira Idade pudesse se reunir neste primeiro momento.

A Diretoria Municipal de Saúde prevê ainda a manutenção das atividades remotas, que serão ofertadas de segundas e quartas às 14:10, pela plataforma zoom, permitindo que os idosos que tem alguma restrição ou que preferem esta modalidade possam manter-se ativos dentro da comodidade do seu lar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.

Agita Ribeirão Bonito na Semana do idoso da Uniara 2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e com o apoio da Prefeitura, promoveu uma semana de atividades voltadas para a pessoa idosa. Os eventos foram organizados pela professora do curso de enfermagem da Uniara a Dra Ana Maria Tucci Gamarro Baldavira Ferreira e contaram com vários convidados. Logo no dia 1° de outubro, dia do idoso, aconteceu a abertura da semana,que contou com um momento artístico e com vários convidados entre eles o professor José Luis Riani Costa que palestrou sobre a importância do preparo para aposentadoria.  No dia 05 de outubro aconteceu o encerramento da semana. Na programação várias palestras, apresentação musical e uma exposição fotográfica. A exposição fotográfica retrata a Beleza do envelhecimento e faz parte do trabalho fotográfico autoral da fisioterapeuta Natalia Ferreira, que recentemente passou a utilizar a fotografia como ferramenta de trabalho no SUS. Este é um trabalho pioneiro desenvolvido na P...