Pular para o conteúdo principal

Nunca é tarde demais para praticar yoga

Bárbaro este desenho do cartunista Alpino @cartuns.alpino. Que tal fazer Yoga? Afinal nunca é tarde demais para praticar yoga.

A população idosa representa um número crescente de pessoas ao redor do mundo, especialmente nos países em desenvolvimento. À medida que envelhecem as pessoas sofrem progressivas limitações e as consequências decorrentes deste processo de envelhecimento tem grande impacto na autonomia e qualidade de vida do idoso, pois podem levar à restrição da mobilidade, incapacidade funcional, isolamento social, insegurança.

O maior desafio na atenção à pessoa idosa, no seu cuidado, é conseguir contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, elas possam redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível.

Com o passar dos anos o corpo começa a sentir os efeitos do tempo e, se você não fizer nada, nem mesmo as áreas do seu corpo que antes eram abastecidas serão irrigadas. Ao fazer os ásanas (as posturas físicas do yoga), permitimos que o sangue alimente as extremidades e a profundidade do seu corpo, de tal modo que as células se mantêm sadias. (IYENGAR, 2001).

A prática dos Āsanas leva os idosos a resgatar os bons hábitos de postura, é também uma forma de adquirir saúde, equilíbrio e uma inteligência corporal para o indivíduo, o que significa que ele poderá agir com muito mais desenvoltura e espontaneidade no convívio social. 

Além dos aspectos físicos, com os Yamas e Niyamas, o Yoga prestigia valores como simplicidade, ingenuidade, pureza, contentamento, verdade, retidão, amor, paz e não violência. 

Efeitos da prática do yoga na terceira Idade

A nível físico:

* equilíbrio do organismo e melhora dos sistemas corporais – principalmente o digestivo, respiratório, nervoso e locomotor -;

* o alívio da dor;

* o aumento da flexibilidade;

* o despertar da consciência corporal;

* a prevenção de insônia;

* maior disposição;

* sensação de leveza e bem-estar geral;

A nível psicoemocional:

* relaxamento;

* a melhora da concentração e memória;

 * a sensação de paz;

* calma e tranquilidade e um controle maior sobre a ansiedade;

A nível sócio afetivo:

* melhora do convívio social e a importância do grupo;

A nível espiritual:

 * a harmonização e equilíbrio do corpo, da mente, das emoções e do espírito.

 A prática do yoga permite um envelhecer saudável.

 Muitos desistem de praticar Yoga na Terceira idade, ou mesmo sequer iniciam a prática em função das suas dificuldades corporais. Isto é uma pena.

Iyengar (2001) adverte que nunca é tarde demais para praticar yoga.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo ...

Experiência exitosa nestes 10 anos: Dia do desafio

 Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, qualquer tipo de atividade física. Neste dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. O Agita Ribeirão Bonito apoia esta ideia e participa anualmente. O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a impo...