Pular para o conteúdo principal

Nunca é tarde demais para praticar yoga

Bárbaro este desenho do cartunista Alpino @cartuns.alpino. Que tal fazer Yoga? Afinal nunca é tarde demais para praticar yoga.

A população idosa representa um número crescente de pessoas ao redor do mundo, especialmente nos países em desenvolvimento. À medida que envelhecem as pessoas sofrem progressivas limitações e as consequências decorrentes deste processo de envelhecimento tem grande impacto na autonomia e qualidade de vida do idoso, pois podem levar à restrição da mobilidade, incapacidade funcional, isolamento social, insegurança.

O maior desafio na atenção à pessoa idosa, no seu cuidado, é conseguir contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, elas possam redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível.

Com o passar dos anos o corpo começa a sentir os efeitos do tempo e, se você não fizer nada, nem mesmo as áreas do seu corpo que antes eram abastecidas serão irrigadas. Ao fazer os ásanas (as posturas físicas do yoga), permitimos que o sangue alimente as extremidades e a profundidade do seu corpo, de tal modo que as células se mantêm sadias. (IYENGAR, 2001).

A prática dos Āsanas leva os idosos a resgatar os bons hábitos de postura, é também uma forma de adquirir saúde, equilíbrio e uma inteligência corporal para o indivíduo, o que significa que ele poderá agir com muito mais desenvoltura e espontaneidade no convívio social. 

Além dos aspectos físicos, com os Yamas e Niyamas, o Yoga prestigia valores como simplicidade, ingenuidade, pureza, contentamento, verdade, retidão, amor, paz e não violência. 

Efeitos da prática do yoga na terceira Idade

A nível físico:

* equilíbrio do organismo e melhora dos sistemas corporais – principalmente o digestivo, respiratório, nervoso e locomotor -;

* o alívio da dor;

* o aumento da flexibilidade;

* o despertar da consciência corporal;

* a prevenção de insônia;

* maior disposição;

* sensação de leveza e bem-estar geral;

A nível psicoemocional:

* relaxamento;

* a melhora da concentração e memória;

 * a sensação de paz;

* calma e tranquilidade e um controle maior sobre a ansiedade;

A nível sócio afetivo:

* melhora do convívio social e a importância do grupo;

A nível espiritual:

 * a harmonização e equilíbrio do corpo, da mente, das emoções e do espírito.

 A prática do yoga permite um envelhecer saudável.

 Muitos desistem de praticar Yoga na Terceira idade, ou mesmo sequer iniciam a prática em função das suas dificuldades corporais. Isto é uma pena.

Iyengar (2001) adverte que nunca é tarde demais para praticar yoga.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

introdução de práticas de yoga e meditação, à distância, para promover a saúde da Terceira Idade durante a pandemia.

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito.  No entanto, é importante a manutenção destas práticas já que a prática de  atividades físicas e práticas de auto cuidado permitem: • Atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação; • Atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19; • Atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. Com estas condições atuais de isolamento social é preciso usar a criatividade para cuidar da saúde e os idosos têm, através da tecnologia, uma chance de continuar com a atividade físic...

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.