Pular para o conteúdo principal

introdução de práticas de yoga e meditação, à distância, para promover a saúde da Terceira Idade durante a pandemia.

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito. 

No entanto, é importante a manutenção destas práticas já que a prática de  atividades físicas e práticas de auto cuidado permitem:

Atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação;

Atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19;

Atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão.

Com estas condições atuais de isolamento social é preciso usar a criatividade para cuidar da saúde e os idosos têm, através da tecnologia, uma chance de continuar com a atividade física, as práticas terapêuticas e de autocuidado e alguns cuidados de fisioterapia.



Com tudo isso em mente o Departamento Municipal de saúde de Ribeirão Bonito, através do programa Agita Ribeirão Bonito propôs manter as atividades terapêuticas e de cuidado, de maneira on-line, disponibilizando dispositivo com câmera e acesso à internet, pela plataforma zoom.

Todas as segundas, quartas e sextas, às duas horas a fisioterapeuta Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira está disponível para guiar as atividades e encontrar o grupo de maneira virtual. A atividade escolhida para este período é a prática do yoga e da meditação.

O objetivo do Yoga é integrar corpo, mente e espírito e sua prática permite um envelhecer saudável. O Yoga é uma ferramenta importante para o cuidado da pessoa idosa, já que, durante esta atividade, são trabalhados aspectos físicos importantes para promoção da saúde do idoso como a lateralidade, o ritmo, o equilíbrio e a consciência corporal, além da melhora de aspectos cognitivos e memória, bem como a possibilidade de reduzir o isolamento social já que é uma prática realizada em grupo e já tinha sido introduzida no SUS como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Com o conhecimento e prática da yoga e meditação, trabalha-se valores como simplicidade, ingenuidade, pureza, contentamento, verdade, retidão, amor, paz e não violência. Valores estes que são de muita importância para um envelhecer com qualidade de vida, principalmente durante este período que estamoss vivenciando. Os idosos passam a interiorizar estes ensinamentos do Yoga levando estes valores e virtudes para praticar em sua vida e acabam por desenvolver a generosidade, o respeito por si e pelo processo do envelhecimento, aceitando melhor as mudanças.

Alguns depoimentos das senhoras participantes podem ser vistos no vídeo abaixo:

https://youtu.be/uhhKQVxqey0

O Departamento de saúde entende a importância do atendimento presencial, porém a transição temporária dos atendimentos para o meio digital tem a possibilidade de oferecer ao público da terceira Idade, benefícios durante o isolamento, principalmente, para aqueles que a falta do tratamento pode ser prejudicial e causar perdas irreparáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Envelhecimento e as dores na planta do pé.

Cada pé possui: 26 ossos 33 articulações 114 ligamentos tendinosos 20 músculos mais de 7000 terminais nervosos. Nossos pés suportam fortes pressões, já que sustentam os movimentos e todo o peso do nosso corpo. Ao longo de um dia sedentário os pés batem no chão perto de 2500 vezes. Imagine ao longo de uma vida? E olhe que durante a vida nem sempre damos a devida atenção aos nossos pés. Esse descaso, somado ao próprio processo de envelhecimento, gera deformidades, dores, que dificultam o caminhar e, consequentemente, as atividades do dia a dia.   Uma afecção comum na terceira idade, que acomete principalmente as mulheres, principalmente pelo sobrepeso e uso de sapatos inadequados, é a fascite plantar. A FASCIA PLANTAR A fáscia plantar (chamada também de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés. É a fascia plantar que dá sustentação e estabil

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana