Pular para o conteúdo principal

AGITA GALERA 2020- "Quarentena Sim. Sedentarismo Não!".

Hoje é dia de AGITA A GALERA!

O Agita Galera é sempre realizado na última sexta feira do mês de agosto. E este ano o tema  é "Quarentena Sim. Sedentarismo Não!".

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde e educação. Entre estes atendimentos estavam as atividades escolares presenciais.

No entanto, o Departamento Municipal da Saúde de Ribeirão Bonito vem alertar sobre a importância da manutenção das práticas de cuidado e da atividade física no período da quarentena.

Alguns benefícios da atividade física e práticas de autocuidado durante a pandemia:

·         Atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação;

·    Atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19;

·   Atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão.

Com estas condições atuais de isolamento social é preciso usar a criatividade para promover a saúde de crianças e adolescentes, os professores da rede municipal de ensino de Ribeirão Bonito prepararam vídeos e pequenas mensagens para estimular a prática de brincadeiras e atividades seguras e adequadas, neste período de pandemia, para a população jovem brincar, jogar e fazer parte deste grande dia! 

O Agita São Paulo enviou muitos materiais informativos que ressaltam a importância da atividade física. Assim, os professores separaram vários destes materiais de apoio como panfletos, adesivos bexigas e incluiram  no material escolar disponibilizado semanalmente para os alunos.

Lembrando que para os escolares a recomendação para ser ativo é: 60 minutos de atividade física, por 5 dias na semana, totalizando 300 minutos.


Cada professor gravou pequenas dicas de atividades,
 aqui um exemplo de dica realizado pela professora Gislaine.


E os alunos também foram convidados a realizar suas atividades e enviar um vídeo, aqui temos o exemplo de uma pequena que não poupou criatividade para Agitar a Galera!



Lembrando:
"Quarentena Sim. Sedentarismo Não!".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.

Agita Ribeirão Bonito na Semana do idoso da Uniara 2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e com o apoio da Prefeitura, promoveu uma semana de atividades voltadas para a pessoa idosa. Os eventos foram organizados pela professora do curso de enfermagem da Uniara a Dra Ana Maria Tucci Gamarro Baldavira Ferreira e contaram com vários convidados. Logo no dia 1° de outubro, dia do idoso, aconteceu a abertura da semana,que contou com um momento artístico e com vários convidados entre eles o professor José Luis Riani Costa que palestrou sobre a importância do preparo para aposentadoria.  No dia 05 de outubro aconteceu o encerramento da semana. Na programação várias palestras, apresentação musical e uma exposição fotográfica. A exposição fotográfica retrata a Beleza do envelhecimento e faz parte do trabalho fotográfico autoral da fisioterapeuta Natalia Ferreira, que recentemente passou a utilizar a fotografia como ferramenta de trabalho no SUS. Este é um trabalho pioneiro desenvolvido na P...