Pular para o conteúdo principal

Prescrição para a saúde da Terceira idade: Carinho

“Ainda, que eu falasse

A língua dos homens

E falasse a língua dos anjos

Sem amor eu nada seria

É só o amor! É só o amor

Que conhece o que é verdade

O amor é bom, não quer o mal

Não sente inveja ou se envaidece.”

(Renato Russo)


Quem nunca cantou esta música do legião urbana? 
Renato Russo uniu versículos da bíblia e Camões para expressar a importância do Amor... 

Sem amor eu nada seria... 



É lógico que o carinho cura, o amor é terapêutico. É garantia de sucesso em qualquer terapia. Não é novidade para ninguém que dar e receber carinho faz bem. Isso é algo que todos sentimos, mas até pouco tempo, a ciência não tratava esse aspecto cientificamente. 



Seguindo as tendências de pesquisas que apontam evidências entre corpo e mente, o psicólogo e neurocientista da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, James A. Coan, realizou uma pesquisa sobre o efeito terapêutico do carinho. 



Os resultados apontam para o efeito sedativo que a mão de uma pessoa amada pode ter nas áreas do cérebro, ligadas às emoções. A pesquisa reuniu um grupo de casais, considerados felizes, para passar por uma série de testes. 

Em um deles, ao passar por uma ressonância, as mulheres eram avisadas de que levariam uma leve descarga elétrica no tornozelo. O anúncio desencadeou forte aumento da atividade cerebral em regiões relacionadas à dor e ao medo. A surpresa foi que, ao serem tocadas pelos parceiros, a atividade cerebral de dor e medo foi ficando mais amena. 

A pesquisa demonstra ainda que o contato humano promove efeitos terapêuticos, como redução dos hormônios do estresse, efeito analgésico e até mesmo melhora no sistema imunológico. 

O toque o carinho é importante e já esta cientificamente comprovado. 

Com o idoso não é diferente, infelizmente, na correria do dia-a-dia, nossos idosos tem passado grande parte do dia sozinho. Temos que ter atenção, melhorar este cuidado. 

Todo o toque é importante, um toque de carinho, de apoio nos movimentos, um afago, cafuné, os abraços espontâneos, uma massagem, mãos dadas em um passeio. Cada toque é fundamental para estimular o funcionamento neurológico, melhorar a circulação sanguínea e aumentar a autoestima do idoso, a segurança. 



Tocar é um ótimo remédio. Diz a bula que as dosagens podem ser altas e não há riscos de efeitos colaterais. Vamos abusar desta medicação. 

Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
fisioterapeuta, crefito 3/49373-F.
e-mail: nathiguerreiro@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo ...

Experiência exitosa nestes 10 anos: Dia do desafio

 Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, qualquer tipo de atividade física. Neste dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. O Agita Ribeirão Bonito apoia esta ideia e participa anualmente. O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a impo...