Pular para o conteúdo principal

Envelhecimento e o cuidado

O CUIDADO
“O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.”
(Leonardo Boff)
 
A beleza do envelhecimento.
Esta foto retrata uma filha, cuidadora, exercendo a tarefa de cuidar de sua mãe e reproduz um pouco da nossa realidade, já que com o envelhecimento da população, há cada vez mais familiares exercendo a função de cuidadores.  Esta foto faz parte do acervo do meu projeto fotográfico autoral, sem fins lucrativos: A beleza do envelhecimento e se depara às vezes com temas importantes para o nosso dia a dia. 

Quem é o cuidador?
Um cuidador é qualquer um que ajuda uma pessoa que necessita de cuidados. Pode ser um cônjuge doente, uma criança deficiente ou um familiar idoso.
Existem cuidadores formais e informais.
O cuidador formal é um profissional preparado em uma instituição de ensino para prestar cuidados no domicílio, segundo as necessidades específicas.
O cuidador informal, no entanto, é um membro da família ou da comunidade, que presta cuidado de forma parcial ou integral, em rotinas envolvem não apenas os cuidados pessoais do paciente, mas também tarefas domésticas.
À medida que a população envelhece, há cada vez mais familiares exercendo a função de cuidadores. E cada vez mais idosos cuidando de outros idosos.
Cuidar de um ente querido é gratificante, mas é também é estressante.
Envolve perdas na vida pessoal como diminuição de independência, restrição de tempo para atividades pessoais, privação de sono, tendência ao isolamento e diminuição de rede de apoio social, alterações na vida familiar e carga financeira. O estresse age no estado emocional do cuidador interferindo na vida pessoal, familiar ou até na qualidade de cuidado oferecido.
Na maioria das vezes o cuidador não percebe que precisa ser cuidado. Embora o cuidador converse com seu médico sobre a saúde de seu ente querido, ele muitas vezes deixa de falar de sua própria saúde. 
A redução do estresse pode ser encontrada no apoio emocional, social e familiar. 
O cuidador precisa ser cuidado, para suportar perdas, construir alternativas e aproveitar possibilidades.


Natalia de F. G. Ferreira. Fisioterapeuta e estudante de fotografia.


A fisioterapia foi escolhida com a razão, para com amor fazer diferença na vida das pessoas. 

A fotografia com o coração, para além de fazer a diferença, registrar os momentos significativos da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Experiência exitosa nestes 10 anos: Dia do desafio

 Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, qualquer tipo de atividade física. Neste dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. O Agita Ribeirão Bonito apoia esta ideia e participa anualmente. O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a impo...

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo ...