Pular para o conteúdo principal

Envelhecimento e o cuidado

O CUIDADO
“O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.”
(Leonardo Boff)
 
A beleza do envelhecimento.
Esta foto retrata uma filha, cuidadora, exercendo a tarefa de cuidar de sua mãe e reproduz um pouco da nossa realidade, já que com o envelhecimento da população, há cada vez mais familiares exercendo a função de cuidadores.  Esta foto faz parte do acervo do meu projeto fotográfico autoral, sem fins lucrativos: A beleza do envelhecimento e se depara às vezes com temas importantes para o nosso dia a dia. 

Quem é o cuidador?
Um cuidador é qualquer um que ajuda uma pessoa que necessita de cuidados. Pode ser um cônjuge doente, uma criança deficiente ou um familiar idoso.
Existem cuidadores formais e informais.
O cuidador formal é um profissional preparado em uma instituição de ensino para prestar cuidados no domicílio, segundo as necessidades específicas.
O cuidador informal, no entanto, é um membro da família ou da comunidade, que presta cuidado de forma parcial ou integral, em rotinas envolvem não apenas os cuidados pessoais do paciente, mas também tarefas domésticas.
À medida que a população envelhece, há cada vez mais familiares exercendo a função de cuidadores. E cada vez mais idosos cuidando de outros idosos.
Cuidar de um ente querido é gratificante, mas é também é estressante.
Envolve perdas na vida pessoal como diminuição de independência, restrição de tempo para atividades pessoais, privação de sono, tendência ao isolamento e diminuição de rede de apoio social, alterações na vida familiar e carga financeira. O estresse age no estado emocional do cuidador interferindo na vida pessoal, familiar ou até na qualidade de cuidado oferecido.
Na maioria das vezes o cuidador não percebe que precisa ser cuidado. Embora o cuidador converse com seu médico sobre a saúde de seu ente querido, ele muitas vezes deixa de falar de sua própria saúde. 
A redução do estresse pode ser encontrada no apoio emocional, social e familiar. 
O cuidador precisa ser cuidado, para suportar perdas, construir alternativas e aproveitar possibilidades.


Natalia de F. G. Ferreira. Fisioterapeuta e estudante de fotografia.


A fisioterapia foi escolhida com a razão, para com amor fazer diferença na vida das pessoas. 

A fotografia com o coração, para além de fazer a diferença, registrar os momentos significativos da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

introdução de práticas de yoga e meditação, à distância, para promover a saúde da Terceira Idade durante a pandemia.

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito.  No entanto, é importante a manutenção destas práticas já que a prática de  atividades físicas e práticas de auto cuidado permitem: • Atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação; • Atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19; • Atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. Com estas condições atuais de isolamento social é preciso usar a criatividade para cuidar da saúde e os idosos têm, através da tecnologia, uma chance de continuar com a atividade físic...

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.