Pular para o conteúdo principal

Envelhecimento e as dores na planta do pé.

Cada pé possui:


  • 26 ossos
  • 33 articulações
  • 114 ligamentos tendinosos
  • 20 músculos
  • mais de 7000 terminais nervosos.

Nossos pés suportam fortes pressões, já que sustentam os movimentos e todo o peso do nosso corpo. Ao longo de um dia sedentário os pés batem no chão perto de 2500 vezes. Imagine ao longo de uma vida? E olhe que durante a vida nem sempre damos a devida atenção aos nossos pés. Esse descaso, somado ao próprio processo de envelhecimento, gera deformidades, dores, que dificultam o caminhar e, consequentemente, as atividades do dia a dia.  Uma afecção comum na terceira idade, que acomete principalmente as mulheres, principalmente pelo sobrepeso e uso de sapatos inadequados, é a fascite plantar.
A FASCIA PLANTAR
A fáscia plantar (chamada também de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo até a base dos dedos dos pés. É a fascia plantar que dá sustentação e estabilidade ao arco plantar. Simplificando: é a fáscia plantar que ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto.

O QUE É A FASCITE PLANTAR?
A Fascite plantar é o processo inflamatório que acomete esta fáscia. Pode ocorrer devido a um estresse excessivo dessa região, como impacto e microtraumas repetitivos, estiramento excessivo da fáscia plantar e processos degenerativos no local da origem da fáscia.
O sintoma mais comum é a dor. A dor costuma ser aguda, perto do calcanhar, irradiando ao longo do arco do pé. No período da manhã as queixas de dores são maiores, os pacientes relatam ter dificuldade até mesmo de colocar o pé no chão, relatando uma melhora ao longo do dia. A dor costuma retornar depois de longos períodos em pé, ou após um período de descanso.
O QUE PODE CAUSAR A FASCITE PLANTAR?
·         Pés planos ou chatos (arco plantar mais baixo, maior área de apoio da sola do pé com o solo) ou pés cavos (arco plantar mais alto, menor área de apoio da sola do pé com o solo) podem afetar a forma como o peso do corpo é distribuído e aumentar a pressão sobre a fáscia plantar;
·         Encurtamento e tensão no Tendão de Aquiles (que liga a panturrilha à região do tornozelo), já que este tendão tem conexão direta com a fáscia plantar;
·         Sobrepeso, pois existe uma sobrecarga tanto óssea quanto muscular;
·         Calçados inadequados, com solados planos e muito flexíveis que não dão o suporte adequado para o arco do pé;
·         Atividade física repetitiva e de alta intensidade, que exijam muito do calcanhar e da fáscia plantar, como corridas longas e excessivas;
·         Exercer funções em que precise ficar em pé por muito tempo.
DIAGNÓSTICO
Num primeiro momento, o diagnóstico de fascite plantar é clínico e leva em conta as particularidades dos sintomas e os fatores de risco. Exames de imagens serão úteis para estabelecer o diagnóstico diferencial como no caso do esporão do calcâneo.
É importante não confundir a fascite plantar com o esporão do calcâneo. São duas patologias diferentes, embora possam ser desencadeadas por lesões muito semelhantes: microtraumatismos e inflamação crônica na região do calcanhar, nas proximidades da inserção do tendão de Aquiles. No caso específico do esporão, surgem depósitos de cálcio debaixo ou atrás desse osso. Eles formam saliências parecidas com ganchos que lembram as esporas dos pés dos galos. Esporões do calcâneo podem  provocar uma dor aguda, em pontada, que piora com o movimento e melhora com o repouso.
 TRATAMENTO
O objetivo do tratamento da fascite plantar é reduzir a inflamação, aliviar a dor e habilitar o paciente para assumir suas atividades rotineiras.
Grande parte dos portadores de fascite plantar se beneficia com o tratamento conservador que inclui repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia.
LEMBRE-SE
·         Em caso de dor procure o médico e o fisioterapeuta;
·         Perca peso;
·         Prefira calçados com maior amortecimento, evite os sapatos muito planos. Além disso, os sapatos precisam ter estrutura firme (não podem deformar facilmente) e ser feitos de tecidos maleáveis. A compra de sapatos deve ser feita no fim do dia, quando os pés estão mais inchados, e não se deve comprar um calçado esperando que ele vá lacear: é preciso se sentir confortável no primeiro momento em que se calça o sapato novo.
DICAS PARA FAZER EM CASA
·         Para reduzir a inflamação e aliviar a dor: gelo e automassagem
Faça uso do gelo: Congele água dentro de uma garrafa pet e role-a sob o arco plantar para frente e para trás durante 10 minutos;
Faça auto massagem: Massageie a sola dos pés com uma superfície de contato.  (Podem ser bolas de tênis, cabos de vassoura, movimentando-a em todas as direções).
·         Para alongar e fortalecer a fáscia plantar: exercícios com uso de uma toalha
Para alongar: sente-se no chão com as costas retas, estique as pernas e puxe a pontas dos pés com uma toalha;
Para fortalecer: Sentado numa cadeira, recolha do chão a toalha utilizando apenas os dedos dos pés.
   
·         Para alongar e fortalecer os músculos da panturrilha
Pise na borda de um degrau com as pontas dos pés alinhadas e vá descendo apenas os calcanhares para fora do degrau, o máximo que conseguir, sem forçar muito. Permaneça nessa posição por alguns segundos. Depois volte à posição inicial e relaxe a musculatura;
Sente-se numa cadeira com a planta dos pés apoiadas no chão e os joelhos flexionados em 90º. Nessa posição, erga o calcanhar o mais alto que puder e pressione com toda a força possível as pontas dos pés contra o chão. Mantenha a posição por alguns segundos e vá abaixando os calcanhares devagar.

Este material de apoio foi produzido para uma palestra: Terceira idade sem dor, na semana de comemoração do dia Mundial da saúde, por Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira, fisioterapeuta, crefito 3/49373-F.

Baseado em:
Lawrence M. Tierney Jr.,Stephen J. McPhee, Maxine A. Papadakis – Diagnóstico & Tratamento/fascite plantar
SBED – Sociedade Brasileira para Estudo da Dor – Fascite Plantar




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo para fren

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.