Pular para o conteúdo principal

A beleza do envelhecimento está em recordar. Para isso: Fotografia e poema de Mario Quintana

RECORDO AINDA 
Recordo ainda... e nada mais me importa... 
Aqueles dias de uma luz tão mansa 
Que me deixavam, sempre, de lembrança, 
Algum brinquedo novo à minha porta... 
Mas veio um vento de Desesperança 
Soprando cinzas pela noite morta! 
E eu pendurei na galharia torta Todos os meus brinquedos de criança... 
Estrada afora após segui... Mas, aí, 
Embora idade e senso eu aparente 
Não vos iludais o velho que aqui vai: 
Eu quero os meus brinquedos novamente! 
Sou um pobre menino... acreditai!... 
Que envelheceu, um dia, de repente!... 
(Mario Quintana)
A beleza do envelhecimento.
Esta foto faz parte do acervo do meu projeto fotográfico autoral, sem fins lucrativos, a beleza do envelhecimento. Esta semana o destaque é o senhor Franscisco Gomes, que aos 94 anos ainda se dedica ao seu trabalho e é um exemplo de que a beleza está nas coisas simples, na atenção, no sorriso, no cuidado com o próximo.




Natalia de F. G. Ferreira. Fisioterapeuta e  estudante de fotografia.
A fisioterapia foi escolhida com a razão, para com amor fazer diferença na vida das pessoas. 


A fotografia com o coração, para além de fazer a diferença, registrar os momentos significativos da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

introdução de práticas de yoga e meditação, à distância, para promover a saúde da Terceira Idade durante a pandemia.

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito.  No entanto, é importante a manutenção destas práticas já que a prática de  atividades físicas e práticas de auto cuidado permitem: • Atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação; • Atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19; • Atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. Com estas condições atuais de isolamento social é preciso usar a criatividade para cuidar da saúde e os idosos têm, através da tecnologia, uma chance de continuar com a atividade físic...

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.