Pular para o conteúdo principal

Fique atento aos sinais do Câncer de Mama

Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Por isso vamos ficar atentos aos sinais do câncer de mama.
Sinais do Câncer de Mama
* Mudança no tamanho ou formato
* Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama
* Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo....
*Inchaço na região da axila e clavícula
* Nódulo ou espessamento do tecido.
* Mudança da textura da pele (como covinhas ou franzidos)
* inversão do mamilo (para dentro).
* Dor constante na região das mamas e axilas.

O Autoexame das mamas, o exame das mamas feito pela própria mulher, é muito importante, e deve ser realizado rotineiramente, mas não exclui as avaliações médicas periódicas. Conforme recomendação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), toda mulher de 40 anos ou mais deve fazer o exame clínico anualmente. Entre 50 e 69 anos, deve-se fazer a mamografia a cada dois anos. O risco deste tipo de neoplasia aumenta com a idade.
Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem ficar ainda mais atentas para evitar o risco de desenvolver a doença. Quem tem mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama ou de ovário antes dos 50 anos deve realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano a partir dos 35 anos.

Fique atento a qualquer alteração, faça seus exames de rotina e tenha hábitos saudáveis. Ter uma vida saudável é requisito básico para ficar distante das doenças. Alimentar-se bem, praticar atividade física regularmente, ter um sono de qualidade, não abusar de bebidas alcoólicas e não fumar. Há pesquisas que indicam que a amamentação e o controle do peso podem ajudar a prevenir o câncer de mama.


Natalia Guerreiro Ferreira
Fisioterapeuta crefito 3/49373-F

Fonte:
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCa/MS)- Disponível em: (http://www.inca.org.br/).
HOSPITAL AMARAL CARVALHO- Disponível em: (http://www.amaralcarvalho.org.br/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo ...

Experiência exitosa nestes 10 anos: Dia do desafio

 Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, qualquer tipo de atividade física. Neste dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. O Agita Ribeirão Bonito apoia esta ideia e participa anualmente. O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a impo...