Pular para o conteúdo principal

VI jornada de estudos em Gerontologia

Nos dias 23 e 24 de outubro aconteceu a VI Jornada de Estudos em Gerontologia, no núcleo de formação de professores, na Ufscar.
Em sua sexta edição a VI Jornada de Estudos em Gerontologia tem por objetivos promover reflexões e disseminar conhecimentos sobre a temática inovação social na velhice, no contexto promoção do envelhecimento ativo.
O tema central foi "Inovação Social Enquanto Estratégia de Promoção do Envelhecimento Ativo" explorando dimensões do trabalho, tecnologia, saúde, esporte, arte, cultura e lazer, abordadas em palestras, mesas redondas e intervenções artístico-culturais.
Houve momentos de dança, apresentações culturais, apresentação de trabalhos, comunicações orais e relatos de experiência de estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e demais interessados em compartilhar sua experiência no âmbito do envelhecimento. Foram dias importantes de estudo, que uniram pessoas interessadas em pensar e dialogar sobre estratégias de promover um envelhecimento ativo, entre elas as senhoras participantes do Programa Agita Ribeirão Bonito.

O Programa Agita Ribeirão Bonito esteve presente também através da exposição fotográfica: A beleza do envelhecimento. Trabalho pioneiro que utiliza a fotografia como ferramenta de trabalho no SUS.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

introdução de práticas de yoga e meditação, à distância, para promover a saúde da Terceira Idade durante a pandemia.

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito.  No entanto, é importante a manutenção destas práticas já que a prática de  atividades físicas e práticas de auto cuidado permitem: • Atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação; • Atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19; • Atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. Com estas condições atuais de isolamento social é preciso usar a criatividade para cuidar da saúde e os idosos têm, através da tecnologia, uma chance de continuar com a atividade físic...

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.