A beleza do envelhecimento observada através de trabalho fotográfico fica entre as 14 Boas Práticas de Saúde do Idoso
Em Ribeirão Bonito, no Departamento de Saúde, uma iniciativa, sem fins lucrativos, tenta mudar os conceitos pré-estabelecidos de beleza, valorizando os cabelos brancos, as rugas, mostrando que há sim beleza no envelhecimento.
Mas como?
Através do uso da Fotografia como ferramenta de Trabalho no SUS.
Com a fotografia surgem vários questionamentos. Como ela nos mostra? Como ela nos representa? Como ela comunica? A fotografia nos ajuda construir nossa identidade.
A nossa sociedade hoje, não aceita o velho, cultua o jovem, o sarado, o novo, uma grande hipocrisia já que se trata da mesma sociedade que envelhece a passos rápidos.
Ser belo não é um privilégio de pessoas jovens. Precisamos reconhecer a beleza no envelhecimento. As fotografias nos ajudam a observar isso.
E é com grande alegria que compartilho que este meu trabalho de fotografia desenvolvido na Atenção Básica, no SUS,do município de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, ficou entre as 14 iniciativas exitosas no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.
Esta seleção foi feita pelo Ministério da Saúde, Fiocruz, com o intuito de Mapear experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Todos Municípios, Estados e Distrito Federal, foram convidados a enviarem suas ações. De todas experiências enviadas 14 foram selecionadas, dentre elas 3 estão no estado de São Paulo, sendo que duas são experiências realizadas na Capital e a outra é a experiência do nosso município de Ribeirão Bonito, DRSIII.
Comentários
Postar um comentário