Pular para o conteúdo principal

A beleza do envelhecimento observada através de trabalho fotográfico fica entre as 14 Boas Práticas de Saúde do Idoso


Em Ribeirão Bonito, no Departamento de Saúde, uma iniciativa, sem fins lucrativos, tenta mudar os conceitos pré-estabelecidos de beleza, valorizando os cabelos brancos, as rugas, mostrando que há sim beleza no envelhecimento.
Mas como?
Através do uso da Fotografia como ferramenta de Trabalho no SUS.
Com a fotografia surgem vários questionamentos. Como ela nos mostra? Como ela nos representa? Como ela comunica? A fotografia nos ajuda construir nossa identidade.
A nossa sociedade hoje, não aceita o velho, cultua o jovem, o sarado, o novo, uma grande hipocrisia já que se trata da mesma sociedade que envelhece a passos rápidos.
Ser belo não é um privilégio de pessoas jovens. Precisamos reconhecer a beleza no envelhecimento. As fotografias nos ajudam a observar isso.


E é com grande alegria que compartilho que este meu trabalho de fotografia desenvolvido na Atenção Básica, no SUS,do município de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, ficou entre as 14 iniciativas exitosas no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.
Esta seleção foi feita pelo Ministério da Saúde, Fiocruz, com o intuito de Mapear experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Todos Municípios, Estados e Distrito Federal, foram convidados a enviarem suas ações. De todas experiências enviadas 14 foram selecionadas, dentre elas 3 estão no estado de São Paulo, sendo que duas são experiências realizadas na Capital e a outra é a experiência do nosso município de Ribeirão Bonito, DRSIII.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo para fren

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.