Pular para o conteúdo principal

A beleza do envelhecimento observada através de trabalho fotográfico fica entre as 14 Boas Práticas de Saúde do Idoso


Em Ribeirão Bonito, no Departamento de Saúde, uma iniciativa, sem fins lucrativos, tenta mudar os conceitos pré-estabelecidos de beleza, valorizando os cabelos brancos, as rugas, mostrando que há sim beleza no envelhecimento.
Mas como?
Através do uso da Fotografia como ferramenta de Trabalho no SUS.
Com a fotografia surgem vários questionamentos. Como ela nos mostra? Como ela nos representa? Como ela comunica? A fotografia nos ajuda construir nossa identidade.
A nossa sociedade hoje, não aceita o velho, cultua o jovem, o sarado, o novo, uma grande hipocrisia já que se trata da mesma sociedade que envelhece a passos rápidos.
Ser belo não é um privilégio de pessoas jovens. Precisamos reconhecer a beleza no envelhecimento. As fotografias nos ajudam a observar isso.


E é com grande alegria que compartilho que este meu trabalho de fotografia desenvolvido na Atenção Básica, no SUS,do município de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo, ficou entre as 14 iniciativas exitosas no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.
Esta seleção foi feita pelo Ministério da Saúde, Fiocruz, com o intuito de Mapear experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Todos Municípios, Estados e Distrito Federal, foram convidados a enviarem suas ações. De todas experiências enviadas 14 foram selecionadas, dentre elas 3 estão no estado de São Paulo, sendo que duas são experiências realizadas na Capital e a outra é a experiência do nosso município de Ribeirão Bonito, DRSIII.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

introdução de práticas de yoga e meditação, à distância, para promover a saúde da Terceira Idade durante a pandemia.

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito.  No entanto, é importante a manutenção destas práticas já que a prática de  atividades físicas e práticas de auto cuidado permitem: • Atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação; • Atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19; • Atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. Com estas condições atuais de isolamento social é preciso usar a criatividade para cuidar da saúde e os idosos têm, através da tecnologia, uma chance de continuar com a atividade físic...

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.