Pular para o conteúdo principal

Outubro mês dos idosos e das crianças.

E porque não juntar presente e passado, resgatar a criança que fomos? 
Para comemorar o mês das crianças e dos idosos fiz uma seleção de fotos novas e antigas, com o objetivo de resgatar memórias da infância e juventude.

"O problema não é crescer, é esquecer!"
( Antoine de Saint-Exupéry) 


“Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança”
( Victor Hugo)


“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças,
mas poucos se lembram disso.” 
(Antoine de Saint-Exupéry)









“Vamos, não chores...

A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.
O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.
Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis casa, navio, terra.
Mas tens um cão.
Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.
Mas, e o 'humour'?
A injustiça não se resolve.
À sombra do mundo errado
murmuraste um protesto tímido.
Mas virão outros.
Tudo somado, devias precipitar-te, de vez, nas águas.
Estás nu na areia, no vento...
Dorme, meu filho.”
 ( Carlos Drummond de Andrade)

A beleza do envelhecimento.
Estas fotos fazem parte do acervo do meu projeto fotográfico autoral, sem fins lucrativos, a beleza do envelhecimento. 


Natalia de F. G. Ferreira. Fisioterapeuta e  estudante de fotografia.
A fisioterapia foi escolhida com a razão, para com amor fazer diferença na vida das pessoas. 


A fotografia com o coração, para além de fazer a diferença, registrar os momentos significativos da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I Encontro Intermunicipal de Promoção à Saúde da Pessoa Idosa.

Agita Ribeirão Bonito agitando em Dourado!

Neste dia 14 de setembro a cidade de Dourado, recebeu funcionários da saúde e também a Terceira Idade dos municípios vizinhos de Ribeirão Bonito e Boa Esperança do Sul.
O Departamento de saúde contou com a ajuda da profissional Renata Sordi para organizar o evento, com o objetivo de promover a troca de experiências exitosas entre os municípios, e promover a saúde dos participantes através da Prática da atividade física.
Ao chegar os idosos foram acolhidos pelo gestor de saúde de Dourado o Sr. Antônio Rafael Tavano e sua equipe de saúde que estava realizando a aferição da pressão arterial e encaminhando todos para o Café da manhã. Neste momento inicial, todos os idosos puderam escutar a orquestra de viola de Dourado que apresentou um belo repertório musical. 
Cada município teve a oportunidade de partilhar uma prática de atividade física que costuma realizar para promover saúde: teve a ginástica e alongamento de Dourado realizada pelo professor An…

A copa do mundo aliada na prevenção de Quedas

Em 24 de junho é celebrado o ‘Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos’; data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Copa do mundo também pode ser uma oportunidade de trabalhar a prevenção de quedas, afinal, as quedas tem sido um assunto recorrente. O Neymar vem sendo duramente criticado pela mídia devido ao grande número de quedas durante as partidas, ele é sem dúvida o grande protagonista desta história, mas temos alguns coadjuvantes como o técnico da seleção brasileira que caiu durante a comemoração do gol. Polêmicas a parte, as quedas devem ser analisadas com cuidado, principalmente na Terceira idade.  Sendo assim, o Programa Agita Ribeirão Bonito, utilizou o tema Copa do Mundo para enfatizar a prevenção de quedas. 
O envelhecimento é, naturalmente, responsável pela perda de algumas importantes capacidades funcionais, como o equilíbrio, a força muscular e a resistência. Se somarmos a esta perda o sedentarismo teremos uma grande chance de quedas. A probabilidade de uma …

Ribeirão Bonito Agitando a Galera

Agita Galera.
Este é o nome da ação pontual que aconteceu nesta última sexta feira do mês de agosto, dia 31, no município de Ribeirão Bonito. Esta ação é uma parceria do Programa Agita São Paulo, com as Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, e tem como objetivo sensibilizar alunos, funcionários, pais e comunidade local, para a importância da atividade física diária visando prevenir agravos para melhora do estilo de vida de cada cidadão.  O tema deste ano foi “LANÇAR, CORRER E SALTAR PARA TODO MUNDO AGITAR”. Ao longo do dia várias atividades foram realizadas, mobilizando cerca de 1600 pessoas. O Departamento de saúde reuniu as senhoras da Terceira Idade, do Programa Agita Ribeirão Bonito, e com a ajuda do Professor Antonio Grande e da Equipe de Saúde do CEM agitou na Praça Central.  O Departamento de Educação envolveu todas as escolas do município, e com a ajuda de professores de educação física, da equipe pedagógica e funcionários agitaram 1547 alunos,  77% DOS ALUNOS MATRICULADOS at…