Pular para o conteúdo principal

Dicas e Cuidados para praticar exercícios mesmo com o frio



O frio chegou e com ele aquela vontade de chocolate quente, uma sopinha fumegante, ficar debaixo do edredon.

Quem tem vontade de praticar atividade física?
Poucas pessoas. 

No frio observa-se uma grande diminuição no número de frequentadores das academias. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a interrupção de uma atividade física, principalmente no inverno, fragiliza o organismo, pois a prática regular de exercícios aumenta a resistência orgânica do indivíduo.

Os exercícios físicos trazem muitos benefícios a saúde como a prevenção de doenças cardíacas, a diminuição do peso, etc, e isso continua sendo valioso no inverno. Não é porque está frio que podemos descuidar de nossa saúde.

Sem contar que, como já comentamos nesta coluna, no frio ficamos mais contraídos, mais encolhidos, gerando uma tensão muscular, contraturas e consequente mal-estar. O exercício físico é uma ferramenta importante para prevenir este excesso de tensão no corpo.

Sendo assim é preciso fazer um esforço e realizar exercícios mesmo no inverno.  Para isso separei algumas dicas para mantermos a rotina de exercícios e alguns cuidados que devem ser tomados.


Dicas e Cuidados para praticar exercícios mesmo com o frio:

* Se você pratica atividades físicas ao ar livre, uma boa opção é trocar esse espaço por um ambiente fechado, como quadras ou as academias e estúdios;

* Escolha o horário de sol mais quente, não necessariamente ao meio dia, mas um horário em que o calor dos raios estimule seus músculos ao exercício físico;

*No inverno o aquecimento para começar o treino ganha ainda mais importância. Além de aumentar a temperatura corporal, ele lubrifica as articulações, o que ajuda a prevenir eventuais lesões.

* Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor;

* Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois seu corpo perde líquido através da transpiração. Somado a isso temos o ar seco e aumento da poluição, inerentes a essa época do ano, provocam maior irritação das vias aéreas superiores.




Enfim, o frio não pode ser uma desculpa para não praticar atividades físicas



Natalia Guerreiro Ferreira,

Fisioterapeuta
crefito 3/49373-F

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.

Agita Ribeirão Bonito na Semana do idoso da Uniara 2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e com o apoio da Prefeitura, promoveu uma semana de atividades voltadas para a pessoa idosa. Os eventos foram organizados pela professora do curso de enfermagem da Uniara a Dra Ana Maria Tucci Gamarro Baldavira Ferreira e contaram com vários convidados. Logo no dia 1° de outubro, dia do idoso, aconteceu a abertura da semana,que contou com um momento artístico e com vários convidados entre eles o professor José Luis Riani Costa que palestrou sobre a importância do preparo para aposentadoria.  No dia 05 de outubro aconteceu o encerramento da semana. Na programação várias palestras, apresentação musical e uma exposição fotográfica. A exposição fotográfica retrata a Beleza do envelhecimento e faz parte do trabalho fotográfico autoral da fisioterapeuta Natalia Ferreira, que recentemente passou a utilizar a fotografia como ferramenta de trabalho no SUS. Este é um trabalho pioneiro desenvolvido na P...