Pular para o conteúdo principal

Dr. Marcos Fujihara explicando a importância do combate ao sedentarismo



O sedentarismo também cresce em proporções assustadoras, no Brasil, segundo pesquisa da Organização Panamericana de Saúde, em 2003, somente 13% dos brasileiros utilizaram seu tempo livre para praticar exercícios. E no mundo todo, segundo a OMS, 70% das pessoas são sedentárias.
Embora, a velhice não seja sinônimo de doença,  na alta idade existe o aumento do risco de comprometimentos da capacidade funcional, com conseqüente perda da autonomia e independência, principalmente se pensarmos no envelhecimento associado ao sedentarismo.
Fatores de risco como o sedentarismo, o tabagismo e a alimentação inadequada, diretamente relacionados com o estilo de vida, são responsáveis por mais de 50% do risco total de desenvolver algum tipo de doença crônica, mostrando-se, nessa relação causal, mais decisivos que a combinação de fatores genéticos.
Uma ferramenta importante para combatermos o sedentarismo e desta maneira ajudar a controlar e diminuir os outros fatores de risco, e melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas é a atividade física. Vários estudos mostram que a caminhada, como qualquer outra atividade física promove a melhora da qualidade de vida e caminhando 60 minutos em intensidade moderada, de 3 a 5 dias por semana melhora a aptidão aeróbica de mulheres sedentárias pós-menopausa (MATSUDO et al).
A prática regular de exercícios já vem acompanhada de benefícios em vários aspectos. Do ponto de vista psicológico, a atividade física aumenta a auto-estima, alivia o estresse, diminui a depressão. Do ponto de vista físico os benefícios advindos com a atividade são muitos, como o controle do peso corporal, melhora da mobilidade articular, melhora do perfil de lipídeos, aumento da densidade óssea, melhora da resistência à insulina, diminuição da pressão arterial.
A atividade física é considerada a melhor aquisição em saúde pública, desde que 2 milhões de mortes por ano são atribuídas as conseqüências do sedentarismo. (MATSUDO et al.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo para fren

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.