Pular para o conteúdo principal

Meditação uma opção para melhorar a saúde da Terceira Idade

 Você sabe o que é meditação?

A meditação é uma pratica que permite conduzir a mente a um estado de calma e relaxamento. No nosso dia a dia, estamos sempre ocupados, pensando na próxima tarefa, muitas vezes antes mesmo de terminarmos o que estamos fazendo no momento. Ou então estamos resgatando o passado, remoendo situações, pensando no que poderíamos ter feito diferente. A meditação é uma prática que te coloca direto em contato com o momento presente. A meditação permite uma maior clareza mental e é importante na tomada de decisão.  Quando a meditação é praticada com regularidade ela ajuda a manter e melhorar a saúde. Recentemente, algumas pesquisas sugerem que a meditação pode ser um método eficaz para o envelhecimento saudável, podendo estar associada a efeitos benéficos sobre domínios cognitivos, incluindo atenção, memória, fluência verbal, função executiva, velocidade no processamento de informações e outras atividades.

Quando meditar?

Podemos aproveitar pequenos intervalos ao longo do dia. Onde você estiver, na sala, no quarto, no jardim, até mesmo em meio ao caos.

Para treinarmos nossa consciência a ficar no momento presente, existem várias técnicas, uma delas é ficar atento a sua respiração. No Yoga os exercícios respiratórios são chamados de pranayamas. A palavra pranayama deriva de dois termos sânscritos: prana, que significa alento, força vital, respiração, energia e vitalidade; e ayama, expressão que significa extensão, intensidade, propagação, dimensão.

Pranayama é a ciência do controle da respiração, praticada há milhares de anos na Índia. As antigas técnicas de pranayama ensinam a assumir o controle consciente da respiração e absorver mais oxigênio vitalizador. Com exercícios simples, porém precisos, é possível conseguir uma completa revitalização, no momento e no lugar que sentirmos necessidade. (Scott Shaw)

“Tomar consciência da respiração faz com que a atenção se afaste do pensamento e produz espaço. É uma maneira de gerar consciência.” (Eckhart Tolle)

Os exercícios tradicionais ensinam a assumir o controle consciente da respiração a fim de absorver mais oxigênio (também chamado de prana), trazendo um estado de paz e tranquilidade. Na meditação, a respiração é muito importante porque também serve como âncora para o momento presente. Ao observarmos como estamos respirando, podemos perceber como estamos nos sentindo. Se estamos agitados, respiramos rápido. Se estamos ansiosos, podemos estar segurando a respiração. Se estamos calmos, a respiração é mais lenta e profunda.

Meditação no SUS?

Sim, meditação no SUS. Em 2017, a Portaria n°849 inclui a meditação entre as práticas da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017).

Vamos meditar?

Neste exato momento, onde quer que você esteja, sente-se, postura ereta, ombros e braços relaxados, pés apoiados no solo, feche os olhos. Vai trazendo o silêncio. Respire profundamente. Inspire o ar pelas narinas, de forma lenta e uniforme, dirigindo o ar para o abdômen. Vá inspirando e expirando. Pode colocar as mãos sobre o abdome para sentir o movimento. Continue inspirando e expirando, se distanciando dos barulhos ao seu redor e se concentrando no barulho da sua respiração. Deixe os pensamentos irem. Este singelo exercício de pranayama proporcionará intensa revitalização quando você sentir cansaço, apatia ou estresse. Pratique o exercício todos os dias, um pouquinho todos os dias. Você vai ganhando momentos de calma e apaziguamento e depois você pode prosseguir sua vida de forma muito mais centrada e revigorada.

Escolha colocar a meditação na sua rotina, medite e depois compartilhe sua experiência.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

SHAW, Scott. Pranayama: A respiração para revitalização energética. Rio de Janeiro: Nova Era, 2007.

TOLLE, Eckhart. O despertar de uma nova consciência. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.

PORTARIA Nº 849, de 27 de março de 2017. Inclui novas práticas à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, entre elas o Yoga. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo para fren

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.