Pular para o conteúdo principal

Trabalho em grupo uma alternativa para o cuidado dos idosos.

O mundo está envelhecendo e como profissional de saúde é preciso agir. Como atender toda a demanda? 

A resposta dada muitas vezes é o trabalho em grupo. 


Um exemplo de trabalho em grupo que faz sucesso na promoção da saúde são os grupos de caminhadas e de alongamentos, que visam promover saúde através da prática da atividade física. Outro exemplo bastante interessante são os grupos que trabalham a memórias através de atividades cognitivas e lúdicas. 
O Trabalho em grupo tem sido uma saída muito usada, já que é possível atender um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Mas não podemos ser negligentes, para trabalhar em grupo, é preciso levar vários detalhes em consideração. 
A tendência deste idoso em inserir-se em atividades de grupo é um ponto positivo. Durante a execução desses grupos ocorre o desenvolvimento de códigos, de referências e de tradições que estabelece para seus integrantes um sentido de totalidade ou unidade que os diferencia de outros grupos (Ávila, 1999). 

Vantagens do Trabalho em grupo: 
· Enfrentar a questão do isolamento e depressão 
· Construir referenciais e sentidos para comportamentos em saúde 
· Minimizar os efeitos das imagens e vivências negativas do envelhecimento 
· Criar redes de apoio/ vínculos 

Como montar um grupo? 
Primeiro passo é definir quais serão os objetivos que queremos alcançar com o trabalho em grupo, se queremos tratar ou educar. E quais são as ferramentas necessárias (equipamentos e conhecimentos) para alcançar estes objetivos e quais serão as técnicas, os procedimentos utilizados para a intervenção. 

A intervenção em grupo precisa ter um local e horário definido, devendo-se observar a periodicidade em que acontecerá. 

Feito isso é preciso pensar em quem será o público alvo. O público alvo pode ter características homogêneas como a presença de sintomas semelhantes (diabéticos, reumáticos, obesos, sedentários, etc.), mesma faixa etária ou com um objetivo comum. 

Os grupos podem ser abertos onde há possibilidade de entrada de novos membros ou fechados, onde não há possibilidade de entrada de novos membros. 

O número de participantes é importante e precisa ser decidido de forma que não exceda o limite que ponha em risco a indispensável preservação da comunicação visual, auditiva e do contato com o terapeuta. (Zimerman & Osorio, 1997). 

Exemplo de prática de trabalho: 
Recepção: Recepção dos idosos e aferição de dados da planilha de controle. 
Aquecimento: Preparação do grupo – Iniciadores físicos, mentais ou sociais. 
Desenvolvimento: Execução de atividades/técnicas que atendem aos objetivos delineados para o grupo, tais como fortalecimento, treino de marcha, de equilíbrio, treino cognitivo, entre outros. Estabelecer um crescente e decrescente em intensidade e complexidade das atividades, além de um momento de educação em saúde. 
Partilha: Momento onde os participantes compartilham suas ideias e impressões a respeito do trabalho desenvolvido no dia (sugestões). 

O trabalho em grupo apresenta muitas vantagens e pode ser sim uma opção de trabalho na promoção da saúde do idoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo para fren

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.