Pular para o conteúdo principal

Shantala para cuidadoras

Encerramos com sucesso a 4° semana do bebê. 

O objetivo desta semana foi envolver a sociedade na causa da Primeiríssima Infância, e mostrar a importância dos cuidados à criança nos seus três primeiros anos de vida. É nessa fase que ela desenvolve o cérebro e fortalece a sua capacidade cognitiva. Por isso, é fundamental que a criança seja estimulada – é assim que ela vai aumentar a sua aptidão para aprender e se relacionar com o mundo. 

Uma das maneiras de estimular a criança é através da massagem. Por este motivo, a massagem para bebês, a Shantala, foi o tema de oficina escolhido pela secretaria da saúde para apresentar as cuidadoras das creches de nossa cidade. Ao todo, 14 berçaristas estiveram presentes na capacitação, que aconteceu na secretaria de educação e teve a fisioterapeuta como facilitadora do conteúdo.

O cuidador de uma criança, o verdadeiro cuidador aquele que faz por satisfação, amor, é um ser humano especial que zela pelo bem estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, recreação e lazer das pessoas assistidas. Ele muitas vezes negligencia seu bem estar pelo bem estar do próximo, por isso merece toda nossa admiração e também nosso cuidado. Pensando nisso a proposta da secretaria da saúde na semana do bebê foi capacitar as cuidadoras, as berçaristas das EMEIS de Ribeirão Bonito e Guarapiranga na prática da Shantala, como também permitir um momento de cuidado com a realização de uma prática de auto-massagem.
cuidadoras realizando massagem em grupo

demonstração da Shantala em um bebê

demonstração da Shantala em um bebê

cuidadoras, fisioterapeuta, mãe e bebê.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

introdução de práticas de yoga e meditação, à distância, para promover a saúde da Terceira Idade durante a pandemia.

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito.  No entanto, é importante a manutenção destas práticas já que a prática de  atividades físicas e práticas de auto cuidado permitem: • Atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação; • Atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19; • Atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. Com estas condições atuais de isolamento social é preciso usar a criatividade para cuidar da saúde e os idosos têm, através da tecnologia, uma chance de continuar com a atividade físic...

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.