Pular para o conteúdo principal

Agita Ribeirão Bonito no V Curso Estadual do Programa Agita São Paulo

Sempre é tempo de aprender! E aprender com quem sabe muito!

Durante 3 dias, um grupo de 201 pessoas, representantes de 123 municípios, participou do 5º Curso Estadual do Programa Agita São Paulo. O evento aconteceu no Hotel Fazenda São João, em São Pedro. O principal objetivo foi capacitar os participantes a desenvolver programas e atividades que estimulem a prática de atividade física.
Lançado em dezembro de 1996, o programa Agita São Paulo foi criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo ao estimular a prática de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.
Na programação do evento houve palestras e oficinas, oportunizando conhecimento e experiências como a dança circular, a meditação e a hidroginástica.
Ao final do evento foi elaborada a “Carta de São Pedro”, com o planejamento de ações.
O Agita Ribeirão Bonito mais uma vez esteve presente e foi representado pela fisioterapeuta Natalia Ferreira, que teve oportunidade de divulgar seu trabalho e também expor as fotos do seu projeto fotográfico autoral: A beleza do envelhecimento. 
Obrigado ao Dr. Vítor Matsudo do CELAFISCS e Dr. José da Silva Guedes, médico sanitarista, e a toda a equipe envolvida no V CURSO ESTADUAL DE SÃO PEDRO DO PROGRAMA AGITA SÃO PAULO.

Dr. Vitor Matsudo e Natalia Ferreira representante do Agita Ribeirão Bonito

Representantes dos municípios da DRSIII

Dr. José da Silva Guedes e Natalia Ferreira.

201 participantes representantes de 123 municípios.

Representantes dos municípios da DRSIII
Natalia ao lado das fotos expostas do seu trabalho: A beleza do envelhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

introdução de práticas de yoga e meditação, à distância, para promover a saúde da Terceira Idade durante a pandemia.

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversos atendimentos, inclusive na área da saúde. Entre estes atendimentos estavam a fisioterapia e as práticas de alongamento, dança circular, grupos de auto cuidado e auto massagem que promoviam a saúde da Terceira Idade em Ribeirão Bonito.  No entanto, é importante a manutenção destas práticas já que a prática de  atividades físicas e práticas de auto cuidado permitem: • Atividade física produz substâncias que melhoram a imunidade e diminuem a inflamação; • Atividade física reduz risco de co-morbidades e trata as mesmas, reduzindo a gravidade e o risco de morte pelo Covid-19; • Atividade física e as práticas de autocuidado reduzem o estresse mental, a ansiedade e o risco de depressão. Com estas condições atuais de isolamento social é preciso usar a criatividade para cuidar da saúde e os idosos têm, através da tecnologia, uma chance de continuar com a atividade físic...

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.