Pular para o conteúdo principal

A beleza do envelhecimento no V Curso do Agita São Paulo

Neste dias 25, 26 e 27 de julho aconteceu em São Pedro o 5º Curso Estadual do Programa Agita São Paulo. O principal objetivo foi capacitar os participantes a desenvolver programas e atividades que estimulem a prática de atividade física.
No dia 26 de julho foi o lançamento do material do Agita Idoso. Foi neste cenário, coincidindo com o dia dos avós, que tive a oportunidade de divulgar meu trabalho de fotografia com a Terceira Idade, meu projeto Fotográfico autoral: A beleza do envelhecimento.

Como fisioterapeuta, minha experiência torna claro que para envelhecer com saúde não devemos pensar apenas no bem estar físico, é preciso considerar o psicológico, o social. E porque não trabalhar o psicológico e o social através de fotografias?
Surge então meu projeto fotográfico autoral, que visa valorizar a beleza desta faixa etária. É uma iniciativa, sem fins lucrativos, que retrata pessoas da Terceira Idade. A ideia é valorizar os cabelos brancos, as rugas, mostrando que há sim, beleza neste processo de envelhecimento.
Ser belo não é um privilégio de pessoas jovens. Precisamos reconhecer a beleza no envelhecimento. As fotografias nos ajudam a observar isso.



É preciso enxergar a beleza no envelhecimento.
Compreender que somos como argila nas mãos do tempo, 
que molda nosso corpo, contando a nossa história.
Nossos olhos, refletem tudo o que vimos, como o sorriso da criança, o colorido das flores, a dor no rosto querido, nossos amores, a beleza da paisagem.
Muitas vezes os sentimentos que guardamos no peito, marcamos no rosto, expressamos no meio da testa. Já aqueles sentimentos que extravasamos, escancaramos em gargalhadas, podemos ver nas marcas ao redor de nossa boca.
Além das rugas, a pele se cobre de manchas, que entregam os dias passados ao sol, na preguiça, ou na labuta diária... 
Enfim, essa beleza que o tempo esculpiu é nossa vida, nossa alma refletida. " 
(Natalia Guerreiro Ferreira)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.

Agita Ribeirão Bonito na Semana do idoso da Uniara 2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e com o apoio da Prefeitura, promoveu uma semana de atividades voltadas para a pessoa idosa. Os eventos foram organizados pela professora do curso de enfermagem da Uniara a Dra Ana Maria Tucci Gamarro Baldavira Ferreira e contaram com vários convidados. Logo no dia 1° de outubro, dia do idoso, aconteceu a abertura da semana,que contou com um momento artístico e com vários convidados entre eles o professor José Luis Riani Costa que palestrou sobre a importância do preparo para aposentadoria.  No dia 05 de outubro aconteceu o encerramento da semana. Na programação várias palestras, apresentação musical e uma exposição fotográfica. A exposição fotográfica retrata a Beleza do envelhecimento e faz parte do trabalho fotográfico autoral da fisioterapeuta Natalia Ferreira, que recentemente passou a utilizar a fotografia como ferramenta de trabalho no SUS. Este é um trabalho pioneiro desenvolvido na P...