Pular para o conteúdo principal

Atividade lúdica com a Terceira Idade: Uma foto Uma história

Trabalhar com a terceira idade é um constante desafio.
Além da saúde física é necessário trabalhar a saúde mental. Para isso é interessante propor atividades lúdicas que estimulem o cognitivo, a concentração, o raciocínio, a memória e ainda favoreçam a convivência. 
Muitas são as propostas observadas: jogos de cartas, cruzadinhas, danças, contar histórias, leitura de poemas, trabalhos manuais, enfim...
Em Ribeirão Bonito uma das atividades lúdicas propostas soma a atividade de contar uma história com a observação de fotografias antigas. 

Atividade com a Terceira Idade: Uma foto Uma história
Este projeto teve por objetivo específico a realização encontros em que a atividade lúdica proposta é exposição de fotos, seguida da apresentação oral da história contida naqueles registros fotográficos. O trabalho em grupo com a Terceira Idade, visa oportunizar a partilha de experiências e memórias, permitindo a reflexão e o diálogo entre os participantes.
Inicialmente, foram previstos 6 encontros temáticos e um dia de conclusão da atividade. Cada encontro temático com a duração aproximada de 2 horas e 30 minutos, tendo individualmente o espaço de 10 minutos para exposição de fotos e apresentação oral da história contida naquele registro fotográfico, obedecendo ao seguinte cronograma:

1º Encontro: Primeira Infância e Juventude
2º Encontro: Escola e Trabalho
3º Encontro: Viagens e Amigos
4º Encontro: Casamento e Família
5º Encontro: Espaços Urbanos e rurais
6º Encontro: O envelhecimento
7º Encontro: Conclusão.

Em cada encontro, o participante trás uma foto que esteja vinculadas ao tema definido. Estas constituirão um acervo e serão expostas em eventos e outros espaços que tenham alguma ligação com a temática do envelhecimento. 
No 6° encontro é realizado um registro atual, uma fotografia do participante. 
Na conclusão desta atividade lúdica o registro é comparado com o registro trazido no primeiro dia, o da criança ou jovem que este idoso foi, permitindo um entendimento deste processo do envelhecimento, auxiliando aos participantes aceitarem esta etapa, seus significados, as marcas deixadas pelo tempo.







Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira
Fisioterapeuta crefito 3/49373-f
Articuladora da Saúde da Pessoa Idosa do Município de Ribeirão Bonito-SP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.

Agita Ribeirão Bonito na Semana do idoso da Uniara 2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e com o apoio da Prefeitura, promoveu uma semana de atividades voltadas para a pessoa idosa. Os eventos foram organizados pela professora do curso de enfermagem da Uniara a Dra Ana Maria Tucci Gamarro Baldavira Ferreira e contaram com vários convidados. Logo no dia 1° de outubro, dia do idoso, aconteceu a abertura da semana,que contou com um momento artístico e com vários convidados entre eles o professor José Luis Riani Costa que palestrou sobre a importância do preparo para aposentadoria.  No dia 05 de outubro aconteceu o encerramento da semana. Na programação várias palestras, apresentação musical e uma exposição fotográfica. A exposição fotográfica retrata a Beleza do envelhecimento e faz parte do trabalho fotográfico autoral da fisioterapeuta Natalia Ferreira, que recentemente passou a utilizar a fotografia como ferramenta de trabalho no SUS. Este é um trabalho pioneiro desenvolvido na P...