Pular para o conteúdo principal

13 anos de Agita Ribeirão Bonito!

Agita Ribeirão Bonito: 30 minutos que fazem a diferença! 
E em 13 anos já faz muita diferença na promoção da saúde do nosso município.


O Programa Agita São Paulo é sucesso na promoção da saúde e combate ao sedentarismo, seu trabalho de divulgação e educação voltada aos profissionais da saúde pública despertou a vontade do médico o Dr. Marcos Fujihara e da fisioterapeuta Natalia Guerreiro em iniciarem em Ribeirão Bonito algo parecido.

Surge, então, o programa Agita Ribeirão Bonito  para promover a saúde da população através do incentivo da atividade física e hábitos saudáveis. O público alvo é a terceira idade do município e ao longo destes anos várias atividades foram realizadas:
  • Capacitação dos profissionais da saúde 
  • Contato e  parcerias com as instituições de ensino da região, outros municípios pertencentes a nossa DRS III;
  • Trabalho educativo com 40%população alvo participando ativamente das palestras educativas; 
  • Implantação de grupos terapêuticos;
  • Implantação de grupos de caminhadas;
  • Palestras e atividades educativas;
  • Passeios educativos e Grupos de troca de experiências;
  • Coral;
  • Hidroginática;
  • Ginásticas;
  • Caminhadas ecológicas;
  • Capoterapia;
  • Pilates;
  • Desfile;
  • Almoços, cafés e jantares.
Com tantos resultados e aprendizados, já em 2007 o Programa Agita Ribeirão Bonito, é oficialmente reconhecido no município, com o projeto de N.º 006(L)/2007,  de 26 DE OUTUBRO DE 2007, de autoria do vereador Eduardo Antônio Doimo, que cria o Programa Municipal de Atividade Física – AGITA RIBEIRÃO, de natureza permanente, com o objetivo de estimular a vida ativa e saudável da população, notadamente quanto às pessoas da terceira idade, mediante a adoção de medidas de combate ao sedentarismo, no âmbito de todos os órgãos da Administração Pública Municipal, Direta e Indireta.

Enfim, em 2018 o Programa completa 13 anos de existência, tornando os idosos ativos não só fisicamente, mas membros participativos da sociedade, um recurso mais valioso para suas famílias, comunidades e para o município.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo para fren

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.