Pular para o conteúdo principal

Comemorando o dia internacional da saúde

No dia de hoje, 07 de abril, comemoramos o dia mundial da saúde. E segundo a proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tema deste ano é a depressão.
É preciso estar alerta, a depressão tem tratamento e o primeiro passo é conversar sobre o assunto. A doença, segundo a entidade, afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, causa angústia e interfere na capacidade de o paciente fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia.
A depressão pode ser prevenida e tratada. Uma melhor compreensão sobre o que é a doença pode ajudar a reduzir o estigma associado à condição, além de levar mais pessoas a procurar ajuda. Sendo assim, a secretaria da saúde marcou este dia com uma atividade em grupo, no Posto de Saúde do Jardim Centenário. Esta ação pontual reuniu cerca de 40 pessoas, para um bate papo sobre o assunto, práticas de massagem e automassagem e encerrando com um café da manhã comunitário.
As práticas de massagem e automassagem acontecem, três vezes na semana, no Posto de saúde, são acompanhadas pela fisioterapeuta do município e visam melhorar a qualidade de vida dos participantes.  Após dois anos deste trabalho, realizando a coleta de relatos das experiências dos praticantes dos grupos terapêuticos, pode-se observar uma melhora geral na qualidade de vida com muitos relatos de diminuição da intensidade e frequência da dor, melhora na amplitude do movimento, melhora da qualidade do sono, relaxamento das tensões musculares, melhora da consciência corporal. Muitos Idosos relataram diminuição da sensação de fadiga, melhora do quadro depressivo, inclusive alguns idosos relataram que, após a prática, o médico pode até diminuir a medicação prescrita.
Enfim, estas atividades em grupo são uma porta aberta para conversar sobre assuntos de saúde como a depressão, lembrando que, saúde não é apenas ausência de doença, é um todo, e devemos sempre levar em consideração o bem estar físico, psíquico e social.
Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira

Fisioterapeuta- crefito3/49373-F


Senhoras participantes do grupo terapêutico de massagem e automassagem.

pausa para o café comunitário, cada participante contribui com uma gostosura.

Senhoras participantes do grupo terapêutico de massagem e automassagem.
Atividade aberta ao público e que acontece de segunda, quarta e sexta às 07:30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.

Agita Ribeirão Bonito na Semana do idoso da Uniara 2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e com o apoio da Prefeitura, promoveu uma semana de atividades voltadas para a pessoa idosa. Os eventos foram organizados pela professora do curso de enfermagem da Uniara a Dra Ana Maria Tucci Gamarro Baldavira Ferreira e contaram com vários convidados. Logo no dia 1° de outubro, dia do idoso, aconteceu a abertura da semana,que contou com um momento artístico e com vários convidados entre eles o professor José Luis Riani Costa que palestrou sobre a importância do preparo para aposentadoria.  No dia 05 de outubro aconteceu o encerramento da semana. Na programação várias palestras, apresentação musical e uma exposição fotográfica. A exposição fotográfica retrata a Beleza do envelhecimento e faz parte do trabalho fotográfico autoral da fisioterapeuta Natalia Ferreira, que recentemente passou a utilizar a fotografia como ferramenta de trabalho no SUS. Este é um trabalho pioneiro desenvolvido na P...