Pular para o conteúdo principal

Programa Agita Ribeirão Bonito é retomado na região conhecida como Malvinas


Na manhã desta sexta-feira, dia 09 de agosto, aconteceu o retorno das atividades do Programa Agita Ribeirão Bonito no PSF Anita Bove, que irá ofertar danças circulares três vezes por semana para a população da Terceira Idade. Após diagnosticar alguns eventos de queda de idosos notou-se a importância de dar atenção a esta população.

A palestra foi proferida por uma das idealizadoras do projeto, a fisioterapeuta Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira, que falou sobre dois temas importantes: a prevenção de quedas e a importância da atividade física.

Para prevenção de quedas é importante adotar um estilo de vida mais saudável, como não fumar, consumir álcool moderadamente, manter um nível aceitável de atividade física. Também é preciso atentar sobre os obstáculos em nosso meio e em nossas residências evitando que os idosos estejam expostos à riscos ocultos.
Pensando na atividade física foi destacado os benefícios da atividade física. “Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida”.
Após a palestra os idosos foram convidados a estar participando das atividades de dança circular.
Em Ribeirão Bonito dançar em círculo já virou rotina da Terceira idade. Mas porque a roda? Porque a Dança Circular?
Dança Circular é uma prática de dança em roda, originária de diferentes culturas que favorece a aprendizagem e a interconexão harmoniosa entre os participantes. Os indivíduos dançam juntos, em círculos e aos poucos começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito. Por meio do ritmo, da melodia e dos movimentos delicados e profundos os integrantes da roda são estimulados a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.
Formada a roda, a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros, temos um espaço significativo para trabalhar com grupos, principalmente os da terceira idade, uma vez que estimulam a cooperação, despertam o respeito ao outro, a integração, a inclusão e o acolhimento às diversidades.
O dançar em círculo é uma atividade física moderada, que permite trabalhar o sistema cárdio respiratório, a coordenação motora, a força, o equilíbrio e o desenvolvimento do senso de lateralidade e a consciência corporal, além de harmonizar o emocional, reduzir o isolamento social, diminuir o estresse, trabalhar a concentração e estimular a memória.
Todos estes benefícios permitem uma melhora significativa da qualidade de vida dos idosos e tornam a Dança circular uma atividade atrativa para este público.


O Programa Agita Ribeirão Bonito desenvolve atividades físicas com as pessoas da terceira idade do município e é organizado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Saúde e apoio do setor de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo para fren

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.