Pular para o conteúdo principal

Dica terapêutica: massagem nos pés


Porque os pés? 
Ao longo de um dia sedentário os pés batem no chão perto de 2500 vezes, tendo que suportar fortes pressões, já que suportam os movimentos e todo o peso do nosso corpo. 
Sendo assim, nada melhor do que uma auto massagem para relaxar no final do dia. 

Porque a massagem? 
Sabemos que a massagem é capaz de estimular a circulação sanguínea, relaxar os músculos, diminuir dores e ainda permite aumentar o conhecimento do próprio corpo. Ela funciona como uma espécie de carinho com função terapêutica. 

Como fazer auto massagem relaxante nos pés? 
Realize as manobras abaixo em um pé de cada vez! 
Posicione: Sente-se no chão, mantenha as costas apoiadas na parede e as pernas esticadas. Apoie o pé em uma das pernas de modo que a planta do pé fique fácil para massagear. 
Movimente: Faça movimentos de rotação no sentido horário e anti-horário. 
Acolha: Segure os pés de uma maneira firme, calorosa. Faça uma pequena pressão com as duas mãos, segurando a sola do pé, pressionando por alguns minutos. Em seguida segure também os pés pelo dorso, acolhendo-o em suas mãos. 
Unte as mãos: Espalhe um pouquinho do creme ou óleo por toda a área dos pés: planta, calcanhar, dorso e pontas dos dedos. Esse movimento inicial vai ativar a circulação. Sugestão: creme de pés LORI cosméticos artesanais. 
Massageie: O número de repetições de cada movimento de massagem é bem variável, o ideal é fazer cada um deles por três ou quatro vezes. Seguindo as seguintes manobras: 
Circule: Com seus polegares, faça movimentos circulares por toda a sola do pé (de cima para baixo e de baixo para cima). 
Deslize: Com a mão fechada, faça manobras pressionando e deslizando sobre a planta dos pés. 
Bata: Após o deslizamento, feche uma das mãos e dê pequenas batidas na sola do pé. (use o lado do seu dedo mínimo). 
Finalize: Para finalizar, esfregue suas mãos para produzir calor e faça uma espécie de “sanduíche” com o pé. (1 mão na sola e 1 no peito). Permaneça com as mãos por aproximadamente 20 segundos. 

Agora no outro pé, repita todos os passos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.

Agita Ribeirão Bonito na Semana do idoso da Uniara 2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e com o apoio da Prefeitura, promoveu uma semana de atividades voltadas para a pessoa idosa. Os eventos foram organizados pela professora do curso de enfermagem da Uniara a Dra Ana Maria Tucci Gamarro Baldavira Ferreira e contaram com vários convidados. Logo no dia 1° de outubro, dia do idoso, aconteceu a abertura da semana,que contou com um momento artístico e com vários convidados entre eles o professor José Luis Riani Costa que palestrou sobre a importância do preparo para aposentadoria.  No dia 05 de outubro aconteceu o encerramento da semana. Na programação várias palestras, apresentação musical e uma exposição fotográfica. A exposição fotográfica retrata a Beleza do envelhecimento e faz parte do trabalho fotográfico autoral da fisioterapeuta Natalia Ferreira, que recentemente passou a utilizar a fotografia como ferramenta de trabalho no SUS. Este é um trabalho pioneiro desenvolvido na P...