Pular para o conteúdo principal

Trabalho de Fotografia no Sus premiado pelo Ministério da saúde


Aconteceu, em Brasília – DF, no dia 29 de dezembro de 2018, a premiação das Experiências Vencedoras na 6ª Edição do Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. 
É com muita alegria que compartilho que nosso município ficou entre as experiências vencedoras, com o trabalho: A fotografia como ferramenta de trabalho no SUS.
Este trabalho foi realizado na atenção básica do município de Ribeirão Bonito e tinha como objetivo retratar as idosas participantes das atividades de saúde e através destes retratos, construir um material didático para exemplificar a beleza do envelhecimento.
Existe uma rejeição ao velho, tornando difícil para a terceira Idade aceitar o processo de envelhecimento, esta iniciativa tenta mudar estes conceitos, valorizando os cabelos brancos, as rugas, mostrando que há sim, beleza neste processo. A partir deste trabalho observou-se que a fotografia pode ser uma ferramenta de trabalho. Ela serviu para gerar diálogos, discutir temas importantes e para potencializar o olhar dos idosos sobre o seu processo de envelhecimento, estimular as emoções, a confiança, a criatividade e o fortalecimento da identidade. Os idosos se sentiram valorizados, reconhecidos, os mais jovens passavam a admirar as fotos.
Para receber o prêmio estiveram presentes, a secretária da saúde Maria Eliza Lazarine Alboléia e a fisioterapeuta do município, autora do projeto, Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira, que neste dia também teve a oportunidade de estar apresentando seu trabalho para todos os presentes.
No Estado de São Paulo além do nosso município outras duas iniciativas foram premiadas, todas da capital. 



Para mim foi uma grande honra participar deste evento que reuniu grandes nomes da saúde do Idoso como a coordenadora da saúde da pessoa idosa do Ministério da saúde Dra. Cristina Hoffman e também pela oportunidade de estar ao lado de profissionais que desenvolvem trabalhos maravilhosos ao redor de nosso país. 

Natalia Ferreira
fisioterapeuta e 
articuladora da saúde da pessoa idosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.

Agita Ribeirão Bonito na Semana do idoso da Uniara 2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e com o apoio da Prefeitura, promoveu uma semana de atividades voltadas para a pessoa idosa. Os eventos foram organizados pela professora do curso de enfermagem da Uniara a Dra Ana Maria Tucci Gamarro Baldavira Ferreira e contaram com vários convidados. Logo no dia 1° de outubro, dia do idoso, aconteceu a abertura da semana,que contou com um momento artístico e com vários convidados entre eles o professor José Luis Riani Costa que palestrou sobre a importância do preparo para aposentadoria.  No dia 05 de outubro aconteceu o encerramento da semana. Na programação várias palestras, apresentação musical e uma exposição fotográfica. A exposição fotográfica retrata a Beleza do envelhecimento e faz parte do trabalho fotográfico autoral da fisioterapeuta Natalia Ferreira, que recentemente passou a utilizar a fotografia como ferramenta de trabalho no SUS. Este é um trabalho pioneiro desenvolvido na P...