Pular para o conteúdo principal

A fotografia ajudando a valorizar a beleza do envelhecimento

Os idosos estão, cada vez mais, ocupando espaços em nossa sociedade. A expectativa de vida vem aumentando consideravelmente no mundo todo e também no Brasil. Mas é interessante observar que a nossa sociedade cultua o novo, o jovem, o magro e "sarado". Existe uma rejeição ao velho, tornando difícil para a terceira Idade aceitar o processo de envelhecimento.  

Em Ribeirão Bonito, uma iniciativa, sem fins lucrativos, tenta mudar estes conceitos, valorizando os cabelos brancos, as rugas, mostrando que há sim, beleza neste processo de envelhecimento.

Como fisioterapeuta, desde 2005, trabalho com grupos terapêuticos, atendendo centenas de Idosos do município de Ribeirão Bonito, meu objetivo sempre foi promover saúde. Depois de anos de trabalho, outras necessidades foram sendo observadas. Para envelhecer com saúde não devemos pensar apenas no bem estar físico, é preciso considerar o psicológico, o social.

Em 2017 iniciei um curso de fotografia no Senac Araraquara, como um passatempo, e desde então comecei a retratar a terceira Idade. O que era um simples trabalho de conclusão de curso virou um projeto fotográfico autoral, que visa valorizar a beleza desta faixa etária. A fotografia virou uma ferramenta de trabalho no SUS, visando:


•Retratar o público da Terceira Idade participante dos programas de promoção da saúde do município de Ribeirão Bonito.

• Promover entre o público da Terceira Idade encontros temáticos com a exposição de fotos atuais e antigas e apresentação oral da história contida naquele registro fotográfico. O trabalho visa oportunizar a partilha de experiências e memórias, permitindo a reflexão e o diálogo entre os participantes.

•Promover exposições fotográficas e ações educativas para toda a população, ajudando-os a reconhecer a beleza no envelhecimento.


Ser belo não é um privilégio de pessoas jovens. Precisamos reconhecer a beleza no envelhecimento. As fotografias nos ajudam a observar isso.






Curta mais em instagram e facebook: 
@nathigferreira
@nathiferreirafotografia



Natalia de F. G. Ferreira. Fisioterapeuta e  estudante de fotografia.
A fisioterapia foi escolhida com a razão, para com amor fazer diferença na vida das pessoas. 

A fotografia com o coração, para além de fazer a diferença, registrar os momentos significativos da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prescrição para saúde neste dia do idoso: Poesia de Quintana

Dica de auto massagem com auxílio de superfície de contato

Porque a massagem? A   massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais , dos quais podemos destacar: Reduz a ansiedade Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar Combate o estresse Estimula a circulação sanguínea e linfática Reduz a tensão e dor muscular Elimina toxinas e resíduos metabólicos Dicas para fazer em casa: Com auxílio de uma bolinha macia, como a de tênis, ou um cabo de vassoura, podemos massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica. Separe : algumas superfícies de contato que facilitam a auto massagem como: bolinhas ou bastões e cabos de vassoura. Como fazer :   Em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use um bastão para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo para fren

Se bater a solidão faça atividade física.

Jean Galvão tem ótimas tirinhas da vó. Mas não faça como seu personagem, se bater a solidão ao invés de conversar com seu remédio faça atividade física! Tome um “agitol”. Se atividade física fosse uma pílula, esta seria prescrita a todos e deveria ser tomada todos os dias. Dado aos seus benefícios a atividade física, na dose certa, sempre será o melhor remédio. A dose recomenda é 30 minutos de atividade por dia. Vale caminhar, dançar, levar o cachorro para passear, só não pode ficar parado, o importante é ser ativo. Lembre-se movimento é vida.  Atividade física é um ótimo remédio para solidão, pois geralmente realizamos em grupos, é o caso do Agita Ribeirão Bonito. Programa Agita Ribeirão Bonito é um programa da secretaria municipal de saúde que tem como objetivo promover a saúde através da atividade física e estímulo de hábitos saudáveis.